Estresse e Psicoeducação Somática
Estresse >> Causa fundamental das doenças.
É a Mente – o ego e o estresse que condiciona o Ego com a dinâmica vital que determina este ego.
O estresse persistente em que vive o ser humano, condiciona um estímulo do Hipotálamo
O Hipotálamo atua sobre a hipófise, e a hipófise através do ACTH – hormônio adrenocorticotrófico atua sobre as suprarrenais que começam a liberar cortisol e catecolaminas
– adrenalina e noradrenalina – necessárias para uma resposta natural a uma agressão – produzem um consumo energético grande ao organismo, que logo desaparecem.
Porém, a pessoa que está em estresse com tensão crônica, está liberando continuamente cortisol e catecolaminas, e a persistência do cortisol e catecolaminas provocam
· transtornos no ritmo do coração,
· transtorno da tensão arterial (pressão)
· aumento dos índices de colesterol
· transtornos digestivos
· em nível cerebral condicionam insônia, angústia
· perda de memória
· dificuldades de aprendizagem
· incapacidade de gerir as emoções
· E uma depressão importantíssima sobre o sistema imunológico tanto celular como emocional.
É cientificamente demonstrado que um minuto de estresse intenso provoca uma queda do sistema imunológico que pode durar 6 horas.
E que podem aparecer
· Infecções
· doenças autoimunes
· câncer.
Há uma solução para evitar que este processo psicossomático de estresse crescente e cotidiano ocorra no organismo:
É considerado que a Mente é corpo, ou seja, participa dos processos do nosso Sistema Nevoso Autônomo, que regula e gerencia vários processos no organismo:
· sistema cardiorespiratório,
· circulatório
· Gastroenterológico (intestino)
· Articulatório (esqueleto, coluna e articulações)
· Processos metabólicos
· Fluxos Neuroendócrinos
Manter a Mente em um Estado de Presença, no Aqui- Agora é um dos fundamentos Objetivos que sustentam o organismo em estado de relaxamento, sem o condicionamento que provoca o Estresse acentuado.
O procedimento é simples, é denominado Centramento Somático- e exige a sua prática diária :
1. Perceba sua respiração – Quando inspira, vc sente a parte superior do pulmão, ou seja, o peito?
2. O procedimento consiste em Observar a Respiração Abdominal, lentamente, sem controlá-la, repetidamente em ritmo regular por 10 vezes.
3. O procedimento pode ser feito logo ao acordar – leva aproximadamente 2 minutos, e pode ser feito em outro horário.
4. Sente na cama ou numa cadeira, coloque suas palmas das mãos sobre as pernas, e comece a Observar a Respiração Abdominal.
5. Este procedimento ativa uma função fundamental do Hipotálamo – ativar a Consciência Corporal das Sensações Proprioceptivas.
6. Ao exercitar o procedimento de Observar a Respiração Abdominal, e nos familiarizamos com ele, a Mente participa em ação conjunta com o corpo, evitando os Estados de Estresse tão prejudiciais ao organismo.
7. A Consciência é Corporal, depende de nossa Presença, Aqui e Agora, de que possamos perceber nossas sensações.
Fontes Bibliográficas Neurocientíficas: Nazaré Castellanos – Neurociência do Corpo – Como o Organismo esculpe o Cérebro. Ed. Kairós
Pablo Bursztein – Formado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, Terapeuta de Casal e Família pelo Instituto Noos, Mestrado em Psicologia Social e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
É formado no Metodo GDS de Cadeias Musculares pela Instituto Ivaldo Bertazzo, e membro do International Focusing Institute. Atua em seu consultório presencial e online, com psicoterapia individual, terapia de Casal e Família, Grupo terapia e Arte Terapia com Narrativas de Tradição Oral e Modelagem de Argila.